28
Jul
12

 

Não é novidade para ninguém, nem passou ao lado dos mais distraídos, e pode ser com alguma redundância, mas com muita alegria que dizemos – começaram finalmente os Jogos Olímpicos!

 

Depois de Europeus de Futebol, de Tour’s de France, de campeonatos “disto e daquilo”, finalmente chega a maior competição desportiva do Universo.

 

 

Para festejar este fim-de-semana de começo dos Jogos Olímpicos, inauguramos também aqui pelo ... Bling Reality o tema que vai acompanhar o mundo inteiro, com um especial sobre os Jogos.

 

Começando em tom de “fun fact”, fazemos uma pequena viagem no tempo, até ao ano de 776 a.C. Esta não é 100% certa, mas para todos os efeitos é a data atribuída à realização dos primeiros Jogos Olímpicos, realizados na Antiga Grécia, no santuário que lhe deu o nome – o santuário de Olímpia.

 

 

Escusado será dizer, que apesar de algumas características como o nome ou o facto de se realizarem de quatro em quatro anos permanecerem, estes Jogos eram bem diferentes. Em vez das dezenas de modalidades que agora ocupam 15 dias muito intensos, com provas a acontecer em simultâneo por uma série de estádios, o número de provas era bem mais modesto.

 

 

Corridas pedestres, corridas equestres, luta, pugilato e pancrácio e o Pentatlo eram quanto ocupava os então 5 dias de Jogos Olímpicos. Estes realizaram-se até 393, ano em que foram banidos pelo Imperador Teodósio I.

 

Mas felizmente no glorioso ano de 1896 esta festa desportiva foi retomada e até à data não foi interrompida.

 

 

Desde então tem feito as maravilhas dos amantes do desporto e de cada vez mais desportos! Pois é ... se em 1896 eram realizadas 43 provas, divididas em apenas 10 categorias, este número já caminha para as centenas, sendo que em 2008 (o ano dos últimos Jogos) foram realizadas 302 provas!

 

Pois é ... a evolução dos Jogos Olímpicos não parou desde a sua retoma à quase 120 anos, e uma das coisas que evoluiu com as últimas dezenas de edições (a par dos seus desportos e provas, é claro), foram as suas cerimónias de abertura, cada vez mais de cortar a respiração ao mundo inteiro de uma vez.

 

Com um custo de 100 milhões de dólares e uma audiência estimada de biliões de espectadores, esta abertura foi uma homenagem arrepiante à cultura chinesa, que contou com a participação de milhares de habitantes e artistas, começando com os dois mil e oito percussionistas do Exército de Liberação Popular da China que abriram a cerimónia com um espectáculo único.

 

 

Por hoje ficamos por aqui ... esperemos que os nossos leitores tenham gostado deste pequeno “ponto de situação” dos Jogos Olímpicos até hoje (aliás, um pequeníssimo, pois resumir milhares de anos de história num só artigo é quase um crime, mas tentámos!), mas amanhã o tom será bem diferente ...

 

 

Regressaremos para a segunda parte do nosso especial sobre os Jogos Olímpicos com um tom muito presente, com o que esperar destes Jogos de 2012!

 

A todos os nossos leitores, até amanhã!

 

 

Áreas ...
Publicado por ... blingreality
... Bling Reality
Este é o Local da internet em Angola com o Melhor do Estilo Internacional.

Todos os dias, trazemos aqui as últimas tendências e o melhor das grandes marcas internacionais. Porque viver com Estilo é uma questão de saber e de conhecer ... em apenas 5 minutos diários mantenha-se actualizado.

Vive com estilo, vive em Bling Reality!
Com o Estilo de ...

And This is Reality
... Bling Team
Editor
Tiago da Costa Miranda

Equipa
Rita Luís
Helena Ganhão
Marta Mendes
... Bling Mail
... Mais Realities
... Blings do Passado
... Comentários Bling
Como faço para comprar as mesas?
Nowadays bloggers publish nearly gossip and web th...
We relish , lead to I found precisely what I used ...